quarta-feira, 12 de junho de 2013

Convocatória para a residência com Micheline Torres


O CONEXÃO DANÇA é um conjunto de ações direcionadas para a Dança + Performance + Artes visuais + Teatro entre outras linguagens, busca fomentar a dança maranhense num viés contemporâneo, através da troca de informação e experiência do fruir e fazer das artes nas quais o corpo é o suporte privilegiado de expressão em suas diversas poéticas. Nessa perspectiva estamos propondo a realização nessa quinta edição de duas residências que se propõem investir na criação individual e coletiva. Lançamos agora a primeira residência.

A residência#1 com Micheline Torres(RJ),  Performance – Compartilhando, Roubando e Emprestando Simultaneamente será no período de 01 a 05 de julho das 18h às 22h com finalização em uma aula-espetáculo com a participação dos residentes no dia 06/julho .


A PROPOSTA DE TRABALHO
A residência tem como proposta partir das propostas investigativas dos participantes/residentes para pesquisar na prática, corporalmente e coletivamente, as possibilidades expressivas de performances baseadas no corpo, em objetos, formas e outros materiais.

Baseada em princípios do treinamento físico de ator proposto por Grotowski e em diversas experimentos performativos, técnicas de dança contemporânea e teatro físico, que Micheline Torres experimentou no Brasil e na Europa, a oficina trabalha o corpo em seus limites, expansões e experimentações, aproximando cada performer/ator/bailarino de um lugar que será, a princípio, seu lugar pessoal de exploração diária, durante todo o período de trabalho.


As inscrições deverão ser realizadas de 13 de junho a 23 de junho de 2013, exclusivamente pelo e-mail: conexaodanca.slz@gmail.com. VEJA A CONVOCATÓRIA#2 AQUI.


Sobre a Artista

FOTO Renato Mangolin
MICHELINE TORRES
Bailarina, coreógrafa e performer estudou Artes Cênicas na UNIRIO e Filosofia na UFRJ. Trabalhou por 12 anos como bailarina e assistente da Lia Rodrigues Companhia de Danças. Desde 2000 desenvolve trabalhos próprios situados entre a dança contemporânea, a performance e as artes visuais. Atualmente desenvolve o projeto Meu Corpo é Minha Política, contemplado com o prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2009 e 2011, os projetos de residência do Centre National de la Danse (Paris) e NRW/TanzHaus Dusseldorf e o edital FADA, tendo sido apresentado em 18 cidades do Brasil e 8 países. Contemplada com o Programa Rumos Dança 2012-2014