quinta-feira, 17 de maio de 2012

Mostra local finaliza inscrições hoje e das Residências continuam


Entre os dias 01 e 09 de junho, São Luís recebe o maior evento de dança contemporânea do Estado. Em sua quarta edição, o Conexão Dança finaliza hoje, 17 de maio, a inscrição para Mostra Artística Local – para circulação de espetáculos e performances artísticas maranhenses -, e continua até dia 20 de Maio a inscrição para as Residências de Criação Colaborativa- que irá escolher artistas locais para participar das obras “Não Alimente os Animais”, de Ricardo Marinelli (PR), e “Árvores”, de Clarice Lima (CE/SP).


Para participar das Mostras, artistas e companhias maranhenses devem preencher a ficha de inscrição e disponibilizar vídeo do espetáculo ou performance, duas fotos, release, ficha técnica, necessidades técnicas e currículo do grupo.

Poderão ser inscritas propostas coreográficas, performáticas e/ou experimentais de até 30 minutos de duração, prontas ou em fase de criação. No ato da inscrição, o artista deve informar a preferência pelo espaço cênico tradicional ou pelos logradouros públicos da cidade.

As propostas para Mostra Local deverão ser entregues no Laborarte, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, ou enviadas por correio. O Laborarte fica localizado na Rua Jansen Muller, 42 – Centro, São Luís – Cep: 65020 – 290.

Foto Aurélio Dominoni
Já para se candidatar à Residência, é necessário enviar uma carta de intenção, biografia e foto. Neste caso, as inscrições estão sendo realizadas via email. Os interessados em participar da obra “Não Alimente os Animais”, devem enviar a proposta para o endereço: ricardo.marinelli@gmail.com , e para “Árvores”, o endereço é info@claricelima.org. As propostas também devem ir com cópia para o email: conexaodanca.slz@gmail.com.

Serão selecionados cinco artistas, que passarão por quatro dias de trabalho com Ricardo Marinelli, para desenvolverem suas próprias figuras/corpos bizarros de criação e para apropriarem-se da qualidade de movimento e construção dramatúrgica da obra. A residência acontecerá de 28 de maio de 02 junho.

Para “Árvores” serão selecionados vinte pessoas para o workshop onde, além do preparatório para a performance, será discutido a proposta e as práticas de dança em espaços não convencionais. Os encontros acontecerão de 31 de maio a 01 de junho.

A convocatória e outras informações sobre o evento estão disponíveis no site: www.wix.com/conexaodanca/blog.


Conexão Dança  IV– Este ano, o evento vem norteado pelo tema: “Para Habitar a Cidade”, propondo uma reflexão sobre a interrelação: corpo, dança e cidade, trazendo, em especial, esse diálogo com a cidade de São Luís que, este ano, comemora 400 anos e fundação. Durante dez dias, movimentará a cidade com palestras, seminários, bate-papos, exposições, workshops, oficinas, espetáculos e performances de dança em diversos espaços.

O Conexão Dança acontece desde 2008, com atividades gratuitas, oferecendo aos apreciadores da arte, dançarinos e estudantes de dança e teatro, vivências e experimentações de processos criativos, espaços para a discussão sobre a produção local, investigação de linguagens, além de servir como importante intercâmbio cultural entre alunos e profissionais de outros Estados.

O projeto foi contemplado pelo prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2011, Ministério da Cultura (MinC) e tem o Patrocínio da Caixa.