terça-feira, 29 de maio de 2012

Seminário de Artes Cênicas discutirá metas para o segmento em São Luís

Nos dias 01 e 02 de junho, a classe artística estará reunida no Seminário de Artes Cênicas para discutir programas, metas e diretrizes que nortearão as atividades do segmento nos próximos dez anos. O encontro acontece numa parceria entre a Fundação Municipal de Cultura (Func) e o projeto Conexão Dança, e será realizado no Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem), a partir das 14 horas.


As discussões do dia 1° serão presididas pela coordenadora do Plano de Cultura de São Luís, Graça Souza. Neste dia, grupos de trabalho construirão e apresentarão documentos com propostas que servirão de base para a elaboração do Plano. Executado pela Func, o Plano Municipal de Cultura é um instrumento estratégico que organizará, regulará e norteará a execução da Política Municipal de Cultura num período de dez anos.

Já o segundo dia de discussão contará com a presença de Fabiano Carneiro (RJ), coordenador de Dança da Funarte, que falará sobre a renovação dos Colegiados Setoriais do Conselho Nacional de Políticas Culturais.

Para o Seminário, estão convidados artistas da dança, teatro e circo, uma vez que a participação de todas as linguagens do segmento das artes cênicas é fundamental para a construção de um Plano Municipal de Cultura que dialogue com os artistas, produtores, formadores e sociedade civil contemplando as necessidades a anseios dos mesmos.

A participação neste evento é livre e gratuita. O Cacem fica localizado na Rua de Santo Antônio, 161 - Centro.

Bate-papo no Conexão Dança – O especialista da Funarte, Fabiano Carneiro participará também, no dia 03, do Bate-papo “Políticas Públicas de Dança no Brasil (Ações 2012)", às 16 horas no Espaço Cultural Russo ICI Museum, localizado ao lado da Escola de Música Liláh Lisboa (Praia Grande). Esta atividade é parte integrante da programação do Conexão Dança, que estará acontecendo entre os dias 01 e 09 de junho, com vasta e diversificada programação.

Fabiano Carneiro (RJ) - assumiu o cargo de coordenador de Dança da Funarte/Ministério da Cultura em 2010, depois de acumular mais de 20 anos como gestor cultural no setor público. Tem atuado diretamente no desenvolvimento e na implementação dos principais projetos da instituição, como o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna e as Oficinas de Capacitação em Dança da Funarte. Tem participado também das discussões do Colegiado Setorial de Dança, da elaboração do Plano Nacional de Dança e das ações do Fundo Setorial de Circo, Dança e Teatro.