terça-feira, 27 de maio de 2014

Conexão Dança - ano VI, o que vem por aí.

A Projetista com Dudude 
OCONEXÃO DANÇA” é um conjunto de ações direcionadas para artistas da Dança + Performance +Artes visuais + Teatro entre outras linguagens, promovendo um espaço de circulação e encontro, em sua diversidade de linguagens, perspectivas de criação e pesquisa no universo artístico contemporâneo tendo o corpo como acionador de questões.


Contemplado no Programa CAIXA de Apoio a Festival de Teatro e Dança, é uma realização do BemDito Coletivo e acontecerá de 02 a 08 de Junho de 2014 com apresentações locais, nacionais, residência artística, oficinas, conversas, lançamento de livro e videodança. Conta, ainda, com apoio do Sesc Maranhão e com a Parceria da Guest House, entre outras.

O “Conexão Dança – ANO VI” trará a São Luís os mineiros Vanilton Lakka e Dudude Herrmann, com Mono-blocos e A projetista, os dois também estabeleceram encontros com os artistas da cidade por meio do Open Space Mono-blocos: sugestões para uma cidade habitar um corpo e a oficina de Dança/Criação/Improvisação.

De São Paulo Clarice Lima & Gente Fina, Elegante e Sincera apresentará Intérpretes em Crise e DPI EE Experimento Espetacular que contará com a participação de artistas maranhenses. Também de SP, Bruno Levorin mostra Desastreologia.

Sotaque com Janaina Lobo.
Artista-criadora de dança, Janaina Lobo(PI) apresentará Sotaque pesquisa coreográfica selecionado no Rumos Itaú Cultural Dança 2010-2014. Os cearenses de Itapipoca do Balé Baião Cia de Dança Contemporânea em circulação pelo nordeste apresentam Negrume e ministram a oficina Corporeidades mestiças na cena contemporânea que acontecerá no Laborarte.

Nessa sexta edição contaremos ainda com a participação dos artistas locais, Julia Emília/ Grupo Teatrodança, Hélio Martins, Marcia Aquino, Gê Viana, Cléo Junior, Egnaldo Gomes, Tieta Macau, Carla Purcina, Ruan Paz, Luriana Barros, Yuri Azevedo, Erivelto Viana, Doroti Martz, Núcleo de Formação Artística/ Donny dos Santos, Diones Caldas e Tairo Lisboa.

Ilhada com Júlia Emília
O Conexão Dança busca promover encontros e ocupar a cidade, esse ano estende sua programação as praças, teatros do Centro Histórico (Patrimônio Cultural da Humanidade) e espaços alternativos. Ocuparemos ao longo da semana a Galeria Trapiche com a exposição fotográfica de Márcio Vasconcelos, intervenção de Marcos Ferreira, lançamento do livro e bate-papo com Dudude, apresentações e intervenções. A abertura e festa de encerramento também acontecerão no local.

Teremos ainda a oficina teórica Temas da Dança com Flavia Meireles(RJ) e o bate-papo no CCH da UFMA com Vanilton Lakka(MG) sobre formação do artista cênico e sua articulação com o espaço urbano. A mostra de Videodança Itinerante “On tour Dança em Foco 2014” passará pelo Sebo no chão - Cohatrac, Sesc Deodoro, UFMA, Estacionamento do Reviver, Tambor do Amaral, Fonte do Ribeirão, Praça Nauro Machado e na Galeria Trapiche.

“Conectando” com Casarão das Artes projeto do Laborarte trás oficina e espetáculo que relaciona a dança Butoh e dos Orixás com Calé Miranda(RJ) uma produção da Cia. Da Ação!

A programação do Conexão Dança é gratuita, nas apresentações em espaços fechados (teatros e Guest House) os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência.