quinta-feira, 7 de junho de 2012

A arte habita os principais Teatros da cidade neste feriado






Aproveitando o feriado de hoje (07) , o Conexão Dança preparou uma programação especial, durante o dia todo, com atividades, performances, mostras e espetáculos acontecendo simultaneamente em diversos espaços da cidade.

No período da manhã e da tarde, os artistas, estudantes e profissionais inscritos estarão participando das oficinas com artistas nacionais e internacionais convidados para o evento. Destaque para o colombiano Daniel Matallana, que estará das 09h às 12h ministrando a Oficina de Percussão Corporal, no Casarão Laborarte.

Durante a tarde serão realizadas as oficinas: “Escrita com a Dança” com Joubert Arrais (CE), “Dança Contemporânea” com a Cia Mário Nascimento (MG), e “Corpo e Voz” com Rodrigo Carinhana (SP).

Mostras e espetáculos – A partir das 18 horas, o Conexão habitará os principais teatros da cidade, apresentando um mix de música, teatro e dança, com uma pitada de informação, reflexão e humor.

O paulista Marcos Morais apresentará o “Solo Lisboa” e o “Lover Letter Videodança”, no Teatro Alcione Nazaré, às 18h. O solo é um trabalho sobre o propósito da dança e sua relação intrínseca com a vida. Foi iniciado em residência artística no Atelier Real de Lisboa, onde teve o acompanhamento de João Fiadeiro, e desenvolvido em São Paulo. O Videodança é sobre ‘o olhar e a dança da/na cidade’. Foi desenvolvido em Londres junto à Fotógrafa e realizadora em vídeo Marcela Haddad, e editado por Fabio Almeida em São Paulo.

Já às 19h30, o Teatro João do Vale recebe “Cicatrizes” com os atores e bailarinos maranhenses Leônidas Portella e Marina Corrêa. Logo em seguida, às 20 horas, é a vez da BemDitos Coletivo, com Layo Bulhões e Tiago Alves encenaram “Mande In”,

Travesqueens – Às 21 horas, o Teatro Arthur Azevedo será palco para as meninas do “Travesqueens”. Cintia Sapequara é ludovicense, adora doce de espécie e guaraná Jesus. Sayara é teresinense, come quibe na pastelaria do chinês e aprendeu dança do ventre pela internet. Princesa Ricardo é curitibana, loira, ninfomaníaca, só́ usa roupa preta e já́ sonhou em ser cantora. Elas se encontraram anos atrás e decidiram que iam fazer juntas um espetáculo de dança contemporânea.

Travesqueens é uma plataforma que abriga diferentes iniciativas que se concretizam nas possíveis articulações entre arte e a defesa do respeito ao diferente, especialmente no campo da diversidade sexual. Uma iniciativa dos artistas Elielson Pacheco (Piauí), Erivelto Viana (Maranhão) e Ricardo Marinelli (Paraná).

Festa performativa – O bar e restaurante “Odeon Sabor E Arte”, integrando a programação do Conexão Dança, realiza a partir das 22 horas a Festa Performativa, onde artistas farão performances ao longo da noite e com deejays convidados para agitar a pista de dança. O Odeon fica localizado na Rua da Palma, nº 217, Centro.