sábado, 9 de junho de 2012

Conexão Dança encerra sua quarta temporada neste sábado, 09

Foto Sergio Caddah 


A quarta edição do Conexão Dança encerra neste sábado, dia 09 de junho, trazendo na programação bate-papos, mostras artísticas e espetáculos com início a partir das 15 horas. Este ano, o evento trouxe como proposta o tema “Para Habitar a Cidade”, e desde o dia 01 de junho vem ocupando e habitando diversos espaços públicos e os principais Teatros da cidade.

Em seu último dia de atividade, a programação tem início às 15 horas, com um bate-papo do Fórum da Rede de Dança Maranhense, que estará reunido no Chico Discos para discutir ações e metas para o segmento para este ano. Já às 17h, em parceria com o Itaú Cultural, acontece a Conversa com Sonia Sobral, sobre produção e pesquisa na área teatral, a partir da experiência com o Rumos Teatro.

Na ocasião, ela também apresentará ao público o livro “Próximo Ato: Teatro de Grupo”, lançado em 2011, pelo Itaú Cultural dentro da Mostra Rumos Teatro. A obra tem organização de Antônio Araújo, José Fernando de Azevedo e Maria Tendlau – integrantes da comissão de seleção do Rumos Teatro 2010, com Fernando Villar, Pita Belli, Olinda Charone e Hebe Alves. O livro traz 25 textos de autores como Beatrice Piccon-Vallin, Erika Fisher e Beth Néspoli.

Primeiro edital aberto no Brasil para inscrição conjunta de dois grupos, o Rumos Teatro surgiu como proposta de uma necessidade sentida pelo Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural durante as edições do Próximo Ato – Encontro Internacional de Teatro, que, por quatro anos, realizou encontros entre profissionais desta área em todas as regiões do país para debater e refletir sobre os contextos e os modos de organização do teatro de grupo no Brasil.

O Chico Discos fica localizado na Rua de São João, 389B, esquina com Afogados, Centro.

Mostras e espetáculos – Às 18 horas, a Praça da Faustina será palco para a companhia Erro Grupo (SC), encenar o Pornosuspense. Já a partir das 19h30, o Teatro Alcione Nazaré recebe as mostras “Abre e Fecha, uma alegoria 3x3”, do Grupo Caco (MA) e Há uma bala!”, com Regina Telles (MA).

E, às 21h, no palco do Teatro Arthur Azevedo, Marcelo Evelin (PI) e o Núcleo do Dirceu (PI) apresentam “Matadouro”. Para o espetáculo Marcelo Evelin tomou emprestado uma parte do romance Sertões, de Euclides da Cunha, levantando reflexão em torno de questões relacionadas a uma identidade territorial e cultural, deslocada e ao embate entre racionalidade x animalidade na vida do homem contemporâneo.

“Matadouro” investiga o corpo como metáfora de um campo de batalha em que a luta travada entre o oficial e o marginal, entre selvageria e civilidade, entre o território e o mundo globalizado, o lança no espaço subjetivo e intermediário do “entre”.

Sarau no Laborarte – A festa de encerramento do Conexão Dança contará com a participação da cantora Rosa Reis em Sarau de Bailados, a partir das 22h no Casarão Laborarte, localizado na Rua Jansen Miller, Centro.