sábado, 2 de junho de 2012

Documentário sobre Zé Celso terá exibição inédita e gratuita em São Luís



O documentário “Evoé! – Retrato de um Antropófago”, que mistura de forma labiríntica depoimentos recentes e imagens históricas da carreira do diretor, ator e dramaturgo Zé Celso, será exibido pela primeira vez em São Luís nos dias 03 e 06 de junho.

Dirigido por Tadeu Jungle e Elaine Cesar, o quarto filme da série Iconoclássicos produzida pelo Itaú Cultural, revela o fundador do Teatro Oficina, José Celso Martinez Corrêa, em toda sua potência criativa.

No dia 03, o filme será exibido a partir das 18 horas, no Espaço Cultural Russo ICI Museum. Já no dia 06 de junho, a sessão acontecerá no Auditório A do Centro de Ciências Humanas, da Univerdade Federal do Maranhão (Ufma). O acesso é gratuito e restrito a maiores de dezoito anos. Essa programação integra a 4ª edição do Conexão Dança que acontece até o dia 09 de junho na cidade.

O documentário de 104 minutos se passa em quatro viagens que são pontos chave da trajetória do Zé: Sertão da Bahia, Praia de Cururipe em Alagoas, Epidaurus e Atenas, na Grécia e o apartamento de São Paulo. É o próprio Zé que guia o documentário como narrador principal.

Entre os arquivos utilizados no filme são programas jornalísticos, vídeos pessoais do artista e registros dos espetáculos e bastidores do Teatro Oficina, fundado por ele em 1958. E, traz imagens definitivas do artista completamente entregue e seguro em uma conversa única sobre arte e vida, sem roteiro prévio, travas ou separações dos temas.

Zé Celso - Em 1958, quando cursava direito na USP, José Celso Martinez Corrêa participou, com outros colegas da faculdade, da criação de uma companhia de teatro amador. Encenaram a primeira peça do grupo que hoje se chama Teatro Oficina Uzyna Uzona. Embora se comemore em 2011 os 50 anos de existência do grupo – pois foi apenas em 1961 a abertura oficial da casa de espetáculos –, Zé Celso costuma dizer que o Oficina tem 53 anos, contados desde o dia da primeira apresentação. Aos 74 anos de idade, Zé Celso acredita que a tecnologia é fundamental para os dias atuais e pode contribuir para suas criações artísticas. A última peça, Macumba Antropófaga, foi transmitida ao vivo pela internet.

Iconoclássicos - Projeto que o Itaú Cultural lançou no início de 2011, o Iconoclássicos tem antecessores em outros eventos realizados pelo Itaú Cultural desde 2006. Assim, o instituto se inspirou a criar o projeto Ocupação, uma série de mostras sobre a vida e obra de artistas-referência para a sua e as novas gerações, permitindo que vários perfis de público tomem contato com a obra desses artistas, e, ainda, que a instituição direcione a sua ação educativa para o aprofundamento e a compreensão de seu papel no universo artístico e social.

Complementando o propósito da Ocupação, o instituto decidiu desenvolver o projeto e deu luz ao Iconoclássicos. Com o objetivo de documentar em filme o trabalho dos artistas brasileiros homenageados pela mostra de Itamar e as demais, a instituição convidou diretores de cinema a se debruçarem sobre o seu universo criativo e criarem documentos audiovisuais repletos de informações e referências a eles e às suas obras.