segunda-feira, 4 de junho de 2012

Oficinas e mostras de dança acontecem durante toda a segunda-feira (04)

Escapada Foto Ed Félix


Intervenções, mostras artísticas, espetáculos e oficinas marcam o quarto dia de atividades do Conexão Dança. A programação começa logo cedo, às 09 horas, e segue durante o dia inteiro, habitando diversos espaços da cidade.


A primeira intervenção acontece em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande, com os grupos Núcleo Atmosfera (NUA) e Cara de Arte/MA, que encenam a performance “Sinal”, interagindo com os transeuntes que atravessam nas faixas de pedestres durante os intervalos dos sinais de trânsito. “A proposta é levar para as ruas um pouco da arte que se convencionou assistir somente em teatros”, destaca o coordenador geral do evento, Erivelto Vianna.

A partir das 09 horas, também acontece a oficina de Parkour, com o ator, bailarino e praticante de parkour Jerônimo Bittencourt (SP). Nas aulas, que acontecerão na Lagoa da Jansen, os alunos descobrirão habilidades e aprenderão técnicas para escalar, equilibrar-se e saltar, tendo que descolar-se no espaço público sobre os obstáculos urbanos (muros, bancos, etc.).

À tarde, das 13h às 17h30, a Cia Silenciosa (PR) realiza a Oficina Rumos Teatro, na Sala de Dança do Centro de Ciências Humanas, na Universidade Federal do Maranhão (Ufma). O objetivo da oficina é provocar propostas artísticas envolvendo conceitos de corpo, sexualidades, tecnologia, performance, cidade, infiltração, contaminação e presença.

Já na sala de dança do Teatro Arthur Azevedo, a bailarina e coreógrafa Sheila Arêas (SP) ministra a oficina Boom Workshop, das 14h às 17h. Nela, serão abordados elementos de pesquisa que fizeram parte do processo de criação do solo ‘Cornélia Boom’, trabalhando exercícios dirigidos e de improvisação.

Também, entre as 14h e 17h, no Salão Versátil do Teatro Arthur Azevedo, acontece a oficina Corpo e Voz, com o violonista, cantor e compositor paulista Rodrigo Carinhana. A proposta da oficina é ensinar técnicas corporais para a voz, entendendo-a como um prolongamento do corpo. Os participantes terão contato com ferramentas técnicas de trabalho pré-expressivo da ação vocal, que servirão tanto para o texto falado quanto o cantado.

No Chico Discos, às 18h, o “Dança em Foco - Festival Internacional de Vídeo & Dança” traz o universo mágico do videodança, com filmes de dança de todo o mundo, apresentando obras inovadoras de artistas nacionais e internacionais. A mostra é uma ocasião para ver, pensar, debater, aprender, experimentar e criar a dança de hoje. Chico Discos fica localizado no segundo andar de um casarão na esquina das ruas Treze de Maio e Afogados, no Centro.

Espetáculo – Às 20h, o Teatro Arthur Azevedo recebe o espetáculo “Escapada”, com a Cia. Mário Nascimento, de Minas Gerais. O espetáculo é parte integrante do projeto Palco Giratório, realizado pelo Serviço Social do Comércio (SESC). “Escapada” apresenta a fuga do homem psicologicamente e fisicamente sufocado das grandes metrópoles, das massas humanas. O elenco da Companhia, que já trabalha há três anos juntos, leva para a cena: dança, música e teatro, além de momentos de pura improvisação. Os ingressos poderão ser retirados na bilheteria mediante a doação de um quilo de alimento não perecível ou o valor simbólico de cinco reais.

Conexão Dança – Até o dia 09 de junho, a programação segue com bate-papos, workshops, oficinas, espetáculos, mostras e performances de dança em diversos espaços da cidade. Com o tema “Para Habitar a Cidade”, a quarta edição do evento promoverá cerca de quarenta atividades, com aproximadamente vinte espetáculos nacionais e locais. O projeto foi contemplado pelo Funarte através do Prêmio de Dança Klaus Vianna 2011, tem o patrocínio da Caixa e efetiva-se por meio da colaboração do Laborarte, Santa Ignorância Cia de Artes e BemDitos Coletivo. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site: www.wix.com/conexaodanca/blog.

Confira a programação de 04/06: 

09h Sinal com Núcleo Atmosfera (NUA) e Cara de Arte/MA
Local: Integração da Praia Grande

09h às 11h  Oficina Parkour com Jerônimo Bittencourt/SP
Local: Ufma

13h às 17h30  Oficinas Rumos Teatro com Cia Silenciosa/PR
Local: Sala de Dança do CCH/UFMA

14h às 17h  Oficina Boom Workshop com Sheila Arêas/SP
Local: Sala de Dança do Teatro Arthur Azevedo

14h às 17h  Oficina Corpo e Voz com Rodrigo Carinhana /SP
Local: Salão Versátil do Teatro Arthur Azevedo

18h Mostra de Videodança Dança em Foco
Local: Chico Discos

20h  Escapada com Cia. Mário Nascimento/MG ( Palco Giratório SESC)
Local: Teatro Arthur Azevedo